Três das oito atividades do varejo recuaram em dezembro

Foto: @powerbee/Freepik

A redução de 0,1% nas vendas do varejo em dezembro contra novembro foi causada por apenas três das oito atividades pesquisadas pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As retrações no mês de dezembro foram verificadas na categoria Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%). Combustíveis e lubrificantes mantiveram o patamar do mês de novembro.

Do lado dos aumentos, em comparação com novembro, as vendas cresceram nas atividades Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%), Móveis e eletrodomésticos (0,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,4%).

Levando em consideração o comércio varejista ampliado, as vendas de Veículos, motos, partes e peças subiram 1,2% em dezembro, contra novembro. DO outro lado, o segmento de Material de construção retraiu 1,4% em ritmo de vendas. As vendas do varejo ampliado, que englobam essas duas atividades ao índice agregado geral, progrediram levemente 0,3% em dezembro ante novembro.

Segundo o IBGE, sete das oito atividades analisadas pela PMC, apresentaram queda nas vendas em dezembro de 2021 em comparação com o mesmo mês de 2020. No mesmo período de comparação, as vendas do varejo encolheram 2,9%.

As reduções mais impactantes em relação ao ano anterior foram vistas em: Móveis e eletrodomésticos (-17,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,6%), Combustíveis e lubrificantes (-6,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,0%). Quedas também foram observadas nas vendas, nessa comparação, nas atividades de Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%). Somente Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com alta de 7,8% apresentaram crescimento nessa análise.

As duas atividades adicionais que englobam o comércio varejista ampliado apresentaram desempenho variado no mês. As vendas de Veículos e motos, partes e peças cresceram ligeiramente 0,3% contra dezembro de 2020, enquanto as de Material de construção encolheram 8,3%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.