Otimismo com expansão global chega a mínima histórica, aponta pesquisa de gestores de fundos

Foto: WikiImages/Freepik

Segundo levantamento de gestores de fundos, o otimismo em relação ao crescimento econômico global registrou seu nível mais fraco na história, no mesmo momento em que a preocupação com uma possível estagflação subiu para o seu pico desde agosto de 2008. As informações são de uma pesquisa mensal do banco de investimento BoFA Securities, divulgada nesta terça-feira (12).

O estudo, que levou em consideração as opiniões de empresas que administram cerca de mais de 833 bilhões de dólares, é um dos testes regulares das opiniões dos gestores de fundos mais influentes. Este acontece em um momento em que as pressões inflacionárias cresceram, mesmo com o aumento do risco de recessão nas principais economias.

Perguntados sobre suas estimativas para a expansão global nos meses seguintes, 71% dos entrevistados na pesquisa estavam receosos sobre as expectativas, o maior percentual desde o início dos registros da pesquisa no começo dos anos 1990.

A edição europeia da pesquisa apurou que os investidores seguem diminuindo suas expectativas para o avanço europeu, com 81% dos entrevistados estimando arrefecimento da economia da região no próximo ano, frente a 69% na edição de março.

Embora as carteiras dos gestores de fundos – tradicionalmente um indicador de cautela do investidor – tenham registrado queda para 5,5% na edição de abril da apuração, contra 5,9% no último mês, as projeções de uma recessão global seguem sendo o principal sinal de alerta para os mercados globais, segundo a pesquisa.

O conflito no leste europeu perdeu relevância na preocupação dos entrevistados, principalmente considerando ações agressivas em relação aos juros por bancos centrais e inflação.

A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 7 de abril.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.