Vendas do varejo crescem 1,1% em fevereiro

Foto: @prostooleh/Freepik

As vendas do comércio varejista cresceram 1,1% no segundo mês deste ano contra janeiro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta quarta-feira (13) a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, o patamar se encontra 1,2% acima do patamar pré-pandemia, mas 4,9% abaixo do pico da série, registrado em outubro de 2020.

O resultado veio dentro do intervalo das projeções dos analistas apurados pelo Projeções Broadcast, mas acima da mediana. As expectativas estavam entre recuo de 0,9% a aumento de 2,4%, com mediana positiva de 0,2%.

Frente ao mesmo mês do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo registraram avanço de 1,3% em fevereiro deste ano. Nessa comparação, as estimativas iam de encolhimento de 3,0% a aceleração de 1,4%, com mediana negativa de 1,3%.

As vendas do varejo registraram queda de 0,1% no ano e progressão de 1,7% em 12 meses. Já em relação ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas aumentaram 2,0% em fevereiro contra janeiro, na série com ajuste sazonal. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam retração de 0,6% no ano e alta de 4,8% em 12 meses.

Seis das oito atividades que englobam o comércio varejista apresentaram avanço nas vendas em fevereiro contra janeiro.

Os crescimentos foram vistos em livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).

Houve regressão em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,6%). O setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ficou imóvel (0%).

O segmento de Veículos, motos, partes e peças – computado no varejo ampliado – demonstrou salto de 5,2%, enquanto Material de construção cedeu 0,4%.

Por fim, na análise por localidade, volume de vendas do comércio varejista foi positivo na passagem de janeiro para fevereiro em 26 das 27 unidades da federação, chamando atenção os dados do Amapá (8,0%), Rondônia (8,0%) e Acre (5,9%). Somente Tocantins teve resultado negativo (-3,7%).

Já na comparação com fevereiro de do ano passado, o varejo teve resultados positivos em 18 das 27 unidades da federação, destacando-se Amazonas (21,5%), Roraima (17,8%) e Acre (16,5%). Entre os principais resultados negativos, temos Pernambuco (-7,7%), Sergipe (-7,0%) e PiauÍ (-5,0%).

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.