China encerra o embargo à carne do Brasil

Foto: jenoche/Freepik

A China derrubou o embargo à carne bovina brasileira que acontecia desde o dia 4 de setembro, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (15). Com isso, a certificação e o e embarque da carne podem ser reiniciados a partir de hoje, informou o governo em nota.

Os chineses irão aceitar a carne produzida desde que o certificado seja emitido a partir da data de hoje, relata o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal. Entretanto nenhum certificado foi emitido depois do dia 4 de setembro e antes do dia 15 dezembro.

O governo já esperava que essa situação seria resolvida logo. “Tivemos reuniões com as autoridades sanitárias chinesas durante vários períodos e nós já tínhamos concluído as últimas informações, que foram entregues pela nossa embaixada, em Pequim, há um mês”, comentou Leal.

Como a China é o principal comprador da carne bovina brasileira, os índices de exportação do produto sofreram retrações nos últimos meses, registando no último mês de outubro um recuo de 47% frente ao mesmo mês em 2020, conforme publicamos anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.