Vendas no varejo do Brasil contraem pela 3ª vez em agosto e atingem patamar mais baixo do ano

Foto: Freepik

O varejo brasileiro apresentou no mês de agosto a terceira retração consecutiva nas vendas e atingiu o menor nível do ano, ainda arrefecendo em meio a um cenário de inflação e juros altos. Em agosto, as vendas do setor encolheram 0,1% na comparação com o mês anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio levemente melhor do que a estimativa em pesquisa da Reuters de contração de 0,2%, mas levou as vendas a acumularem quedas de 2,5% nos três meses seguidos de taxas negativas. O setor só não registrou o quarto mês consecutivo de recuo pois o IBGE revisou para cima o resultado de maio, passando de uma regressão de 0,5% para aceleração de 0,2%.

Frente ao mesmo mês do último ano, entretanto, as vendas mostraram desempenho melhor do que a expectativa de estabilidade ao avançarem 1,6%.

Mesmo que o resultado de agosto tenha levado o comércio ao menor nível do ano, o ritmo de vendas ainda está 1,1% superior ao nível pré-pandemia, de fevereiro do ano retrasado, mas 5,2% inferior ao ponto mais elevado da série, em outubro de 2020.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]