Taxa de desemprego no Brasil cresce a 8,6% no tri até fevereiro

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

A taxa de desemprego no Brasil seguiu em alta no trimestre até fevereiro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) externou que a taxa de desemprego foi de 8,6% no período, o que representa elevação frente a taxa de 8,1% observada no trimestre imediatamente anterior, até novembro, e é a mais alta desde os três meses finalizados em setembro (8,7%).

No entanto, o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua registrou o patamar mais baixo para o período de três meses encerrados em fevereiro desde 2015, e ficou levemente abaixo da projeção em pesquisa da Reuters de 8,7%.

No trimestre finalizado em fevereiro o número de desempregados expandiu 5,5% em comparação com o trimestre imediatamente anterior, encerrado em novembro, atingindo 9,224 milhões de pessoas. Frente ao mesmo período do ano anterior, no entanto, houve retração de 23,2%.

Em relação ao total de ocupados, foi observado queda no período de 1,6%, a 98,122 milhões de pessoas, registrando ainda uma aceleração de 3,0% em relação ao trimestre encerrado em fevereiro do ano passado.