Confiança do consumidor no Brasil recua em outubro e anula 4 meses de avanços

Foto: Freepik

A confiança dos consumidores brasileiros cancelou uma sequência de quatro avanços com a queda verificada em outubro, uma vez que deteriorou a projeção para os próximos meses, segundo os dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta terça-feira (25).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV observou encolhimento de 0,4 ponto em outubro, atingindo a 88,6 pontos.

Para a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, o resultado sinaliza uma alteração no comportamento, com melhora das expectativas em relação ao momento atual puxada pelos consumidores de menor poder aquisitivo e uma revisão das previsões para os meses seguintes dos consumidores com maior poder aquisitivo.

O Índice de Situação Atual (ISA) cresce 1,2 ponto e foi a 74,5 pontos, patamar mais elevado desde março do ano retrasado, mas o Índice de Expectativas (IE) contraiu 1,5 ponto, indo a 98,7 pontos.

“É possível que esse resultado esteja sendo influenciado pelo efeito das transferências de renda, redução da inflação pelo terceiro mês consecutivo e crescimento dos postos de trabalho”, disse Bittencourt.

“Apesar do resultado mais favorável para as classes de renda mais baixa, o endividamento das famílias e as taxas de juros mais elevadas limitam uma recuperação mais robusta”, finalizou.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]