Venda de veículos apresenta retração de 6,7% em outubro contra setembro

Foto: Freepik

Na contramão da reação apresentada nos últimos meses, as vendas de veículos zero quilômetro no Brasil encerraram outubro com recuo de 6,7% em comparação com o resultado de setembro. Após a melhor média diária de vendas do ano – 9,2 mil unidades em setembro –, o ritmo do mercado retraiu para 9 mil veículos no mês passado. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 180,9 mil veículos foram licenciados em outubro, de acordo com o balanço publicado nesta quinta-feira (3), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Por outro lado, as vendas de carros ao consumidor comum do varejo sentem impactos dos juros mais elevados e das condições de crédito mais restritivas.

Assim como nos últimos meses, menos da metade das vendas de carros ocorreu no varejo em outubro.

Frente a outubro do ano passado, quando a crise de abastecimento era mais grave, as vendas de veículos cresceram 11,4%, o que diminui para 3,2% a retração acumulada desde o início do ano. Já contabilizando as movimentações desde o primeiro dia de janeiro deste ano, 1,68 milhão de veículos novos foram vendidos no Brasil.

Comentando sobre o assunto, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., relatou que existe a possibilidade de as vendas de carros terminarem o ano com resultado positivo. “Vale destacar que a queda em relação ao mesmo período do ano passado está menor”, disse o executivo, ao mencionar o resultado no segmento de carros de passeio e utilitários leves, onde a queda no ano está em 3,5%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]