Preços de eletrodoméstico e carro registram aumento apesar de corte no IPI

Foto:rafapress/Freepik

A retração de 25% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sendo de 18,5% no caso dos veículos, em vigor desde do dia 25 de fevereiro, não chegou ao consumidor pelo que registram os indicadores de inflação. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), externado na última sexta-feira (8) aponta que bens duráveis que começaram a pagar menos imposto, como geladeira, máquina de lavar, fogão e carros, arrefeceram os reajustes, mas seguiram aumentando de preços nos dois últimos meses.

A redução na tributação sobre bens eletrodomésticos e veículos não está diminuindo o valor desses bens de consumo duráveis por duas razões, relatam empresários e economistas: outros itens seguem puxando os custos; e uma parte do corte de imposto não seguiu adiante, ou seja, tornou-se margem de lucro na cadeia, entre a fábrica e a loja.

Sobre os bens de consumo duráveis favorecidos pela queda do IPI, apenas o item televisores apresentou diminuição de preço em março. Mas esse movimento ocorreu devido à queda do dólar.

De acordo com o levantamento do IPCA, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), as variações de alguns bens de consumo duráveis foram: IPCA: +1,01% (fev.) / +1,62% (mar); Refrigerador: +4,13% / +1,03%; Máquina de lavar: +3,24% / +1,14%; Fogão: +2,11% / +2,24%; TV: +0,33% / -3,02%; e Automóvel novo: +1,68% / +0,47%.

Em relação a variação em 12 meses até março: IPCA: +11,30%, Refrigerador: +26,35%, Máquina de lavar: +17,67%, Fogão: +21,18%, TV: +12,84%, Automóvel novo: +18,24%.

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), André Braz, calculou em 0,2 ponto percentual o efeito potencial máximo que o corte do IPI causaria na inflação ao consumidor. Dessa forma, pelas contas do economista, uma inflação anual de 6,5% deveria ser de 6,3% se o corte de imposto fosse repassado integralmente.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.