NFT: o que você precisa saber antes de começar a investir

Foto: pikisuperstar/Freepik

Criptomoedas são moedas digitais que não são controladas por algum órgão ou país. Cada uma tem o seu valor, podendo ser convertida em moedas reais, como o dólar. O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), por exemplo, abriram um leque de inovações e caminhos no mercado. Assim, cada vez mais o criptomercado vem ganhando espaço nos meios de investimento, e com os NFTs não seria diferente.

O significado da palavra NFT vem do inglês para non-fungible token (token não fungível, traduzindo para o português). Para entender por completo sobre NFTs é necessário saber a função de um token.

No universo cripto, token é um ativo tal qual outros objetos como propriedade, obra de arte, etc., porém é registrado em uma blockchain (tecnologia que permite a transação entre as moedas), ou seja, se uma pessoa tem um token ela tem o direito sobre ele.

Dito isso, o NFT é um item exclusivo, podendo ser digital, como um personagem de um jogo, ou físico, como uma obra de arte, e de diversos tipos. Um NFT pode ser colecionado e vendido, por moedas digitais ou não, variando o valor, como por exemplo a obra digital “Human ONE“, que foi vendida por cerca de 29milhões de dólares.

A valorização dos NFTs é uma de suas principais características, juntamente com a praticidade dos processos de transação. Contudo, esse mercado tem riscos como qualquer outro, principalmente em sua liquidez, pois não é tão fácil e nem rápido encontrar quem queira comprá-lo. Outros pontos a ressaltar são a quantidade de tentativas de fraudes e a volatilidade, devido ao fato de se tratar de um mercado novo.

Há uma diferença muito importante entre criptomoedas e NFTs. Por se tratar de uma moeda, caso você transfira Bitcoins para alguém, é possível dividir em unidades, assim como o dinheiro, por exemplo. Já o NFT, por se tratar de um ativo, não dá para ser parcialmente comercializado, ele é único e indivisível.

O mercado dos NFTs tem chamado bastante atenção das grandes empresas. A Nike, recentemente,  resolveu criar NFTs de tênis digitais adquirindo uma das startups mais fortes desse mercado. Segundo a própria companhia, “a equipe faz uso do que há de mais moderno no mercado, autenticação de blockchain e realidade aumentada para criar produtos e experiências virtuais únicos”. Ainda de olho nesse novo mercado, em novembro, a Nike anunciou o lançamento de seu próprio espaço virtual no metaverso, a “Nikeland”, em uma parceria com a empresa de jogos Roblox.

Segundo Cruz Daniel Lopez, correspondente do Denarius nos EUA, ideias inovadoras estão sendo construídas em um ritmo rápido, sendo que a maioria das novas empresas cria ou vende produtos digitais, principalmente itens colecionáveis ou arte, ou criam infraestrutura para hospedar ou exibir produtos digitais, como galerias ou mundos virtuais. “Uma das aplicações mais imediatas dos NFTs – e que ainda está começando – é seu uso em programas de fidelidade, como um bônus que dá exclusividade de acessos ou prioridade em lançamentos. Já que muitos colecionadores exibem NFTs em carteiras virtuais ou galerias, para que todos vejam, as empresas também ganharão a exposição da marca”, aponta.

O correspondente acrescenta ainda que o NFT está em um processo de desenvolvimento para se tornar mais popular. “Muitas pessoas que já investiram em criptomoedas ainda não entendem totalmente o NFT, mas isso mudará em breve”.

Um fator que contribui para o aumento da popularidade é fato de que esses ativos digitais ganharam espaço entre influenciadores, jogadores e artistas que maximizaram a tecnologia a seu favor. “Os NFTs fornecem propriedade e autenticidade garantidas e, como são valiosos também fora do mundo digital, os criadores de conteúdo podem comercializar um trabalho que possuem e obter mais receita recorrente cada vez que é vendido. Assim, os criadores digitais agora têm mais autoridade e controle sobre sua própria arte”, detalha Cruz.

Como comprar um NFT?

Para adquirir um NFT é necessário ter uma wallet, que é uma espécie de carteira digital para investir, como por exemplo a MetaMask. Em seguida, cadastrar-se em uma plataforma como a OpenSea, ter fundos em cripitomoedas e comprar o NFT desejado. Existem diversas plataformas que permitem o investimento, porém cada marketplace tem suas próprias individualidades, e aceitam ativos digitais diferentes. As principais plataformas são:

  • OpenSea
  • Binance NFT
  • Rarible
  • Solanart
  • Foundation
  • SuperRare
  • Nifty Gateway
  • 9Block (brasileira)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.