Como mensurar a capacidade de uma empresa pagar dividendos?

Foto: Freepik

Por Fabio Sobreira

Um dos principais motivos pelos quais eu, assim como tantos outros investidores, coloco meu dinheiro em empresas da Bolsa de Valores são os dividendos que espero receber dela, não hoje, necessariamente, mas em algum ponto no futuro.

E isso não quer dizer que eu acho ruim uma empresa me pagar dividendos agora, apenas penso que, para mim, ainda não é o momento. Isto vem do fato de eu ainda estar em plena atividade, trabalhando, ganhando dinheiro, juntando e comprando mais e mais ativos, da mesma forma que espero que boa parte das empresas que eu invisto estejam fazendo.

Se formos competentes, minhas empresas e eu ganharemos cada vez mais e, gastando de forma consciente, teremos sempre mais recursos, tanto para usufruir quanto para plantar e esperar crescer.

Assim, faz-se mais importante o produzir e juntar do que o distribuir, fato que muitos acabam não se atentando quando investem em ações, esperando receber delas seus dividendos.

Se o que se distribui são os lucros provenientes das operações, precisamos então pensar em o quanto de lucro uma empresa poderia nos distribuir, caso ela assim decidisse por fazer. E esta relação é facilmente identificada pela relação de Lucro/Preço, também conhecida como Poder de Lucro ou Earnings Yield.

Vamos pegar como exemplo a Cosan (CSAN3), empresa do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Um investidor que quisesse se tornar sócio dela no final de 2020 pagaria 19,02 por suas ações e teria direito a um Lucro por Ação (LPA) de 3,27 ao longo de todo o ano seguinte. Se dividirmos este LPA pelo preço que pagamos para sermos sócios, isto representaria um Poder de Lucro de 17,19%. Ou seja, a empresa poderia, e ainda pode, se quiser, distribuir este valor para seus acionistas na forma de dividendos.

Porém, em 2021, a Cosan resolveu distribuir apenas 0,63 em dividendos, retendo o restante do seu lucro para reinvestimentos. Com isso, a empresa terminou o ano de 2021 com um Dividend Yield (DY) de apenas 3,32%, e um Dividend Payout, que é a relação entre o que se distribuiu do lucro e o total que poderia ser distribuído, de 19,33%.

Já a B3 (B3SA3), outra empresa listada na Bolsa de valores, mas desta vez do setor Financeiro, era vendida a 19,14 no fim de 2020 e conseguiu um Lucro por ação de 0,77 em 2021. Isto nos daria um Poder de Lucro de 4,02%, bem abaixo do poder de pagar dividendos da Cosan.

Porém, a empresa resolveu distribuir 1,11 em proventos, na forma de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP), ao longo de todo o ano de 2021. Isto é quase 150% do que ela teve de lucro no ano anterior e, apesar de seu Poder de pagar dividendos ser de apenas 4,02%, a empresa fechou o ano com um DY de 5,80%.

Notem que aqui não há certo ou errado e cada empresa faz com o dinheiro que tem em caixa o que seus gestores e administradores acharem melhor para o momento. E se você não acredita nisso, nem deveria investir em tal empresa.

Porém, é importante ressaltar que, apesar de, num primeiro momento, podermos dizer que a B3 foi uma melhor pagadora de dividendos em 2021 do que a Cosan. a realidade é que este dividendo representou parte do lucro que a empresa teve em 2021, acrescidos de uma boa parte do que ela havia acumulado e não distribuído de anos anteriores. Já a Cosan distribuiu menos de 20% de seu lucro de 2021 e tem todo o restante para distribuir em dividendos neste ano ou reinvestir em si própria, se assim o quiser.

Assim, é importante notar que o Dividend Yield não é a melhor métrica para dizer se uma empresa é realmente uma boa pagadora de dividendos, sendo também importante atentar-se para o Dividend Payout para saber se aqueles podem ser dividendos constantes para o futuro, que é o que importa quando pensamos no longo prazo.

Outros indicadores, como o ROE e o P/VPA, nos ajudarão a dizer quais empresas são as melhores escolhas quando queremos dividendos futuros, mas deixaremos este estudo para nosso próximo artigo.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.