Indústria cresce em nove dos quinze locais analisados pelo IBGE

Foto: Freepik

A produção industrial cresceu em nove dos 15 locais apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na transição de fevereiro para março deste ano. A maior elevação do país foi registrada nos estado de São Paulo (8,4%), de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada hoje (10), no Rio de Janeiro.

Além de São Paulo, outros estados apresentaram avanço superior à média nacional (0,3%). Foram eles Ceará (3,8%), Mato Grosso (2,8%), Minas Gerais (2,4%), Rio de Janeiro (2,1%) e Paraná (0,6%). O Nordeste também apresentou um crescimento superior à média do país: 1,8%.

Outros estados que registraram elevações, porém mais modestas, foram Amazonas (0,3%) e Bahia (0,1%). No sentido contrário, seis estados tiveram retrações na produção industrial: Santa Catarina (-3,8%), Pará (-3,3%), Espírito Santo (-3%), Pernambuco (-1,1%), Rio Grande do Sul (-0,3%) e Goiás (-0,2%).

Frente ao mês de março do ano passado, foi verificada aceleração em oito dos quinze locais, com destaque para Mato Grosso (22,9%). Sete locais tiveram queda, sendo as mais significativas Santa Catarina (-9,8%) e no Pará (-7,2%).

Mato Grosso também registrou a elevação mais alta (25,6%) entre os seis locais com avanço na produção no acumulado deste ano. Entre os nove locais com regressão na produção, nesse mesmo período, evidenciam-se Ceará (-12,8%) e Pará (-12,2%).

Em relação ao acumulado de 12 meses, Mato Grosso e Minas Gerais apresentaram as altas de 7%. Outros sete locais demonstraram crescimento nessa base de comparação. Dos seis locais em retração, os piores desempenhos ficaram vistos em Bahia (-8,2%) e Pará (-7,1%).

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.