Vendas de veículos têm alta de 9,2% em abril, mas ainda abaixo do período pré-pandemia

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

No mês de abril deste ano, as vendas de veículos tiveram uma alta de 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o mercado ainda não atingiu os resultados pré-pandemia, quando foram vendidas 231,9 mil unidades no mesmo mês, enquanto em abril deste ano foram comercializadas 160,7 mil unidades entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Apesar do crescimento nas vendas, o mercado automotivo ainda frustra a indústria, levando as montadoras a segurar a produção para evitar um grande acúmulo de estoque. Em março e abril, as vendas diárias continuaram abaixo de 9 mil unidades, com abril tendo cinco dias úteis a menos, resultando em uma variação negativa de 19,2% em relação a março.

No acumulado do ano, as vendas estão em alta de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado, com 632,5 mil veículos emplacados de janeiro a abril. Esse aumento, no entanto, é explicado pela limitação de oferta de carros de um ano atrás, quando as linhas de montagem sofriam com a falta de componentes eletrônicos. Em 2019, antes da pandemia, o mercado já tinha registrado 207 mil unidades a mais nos quatro primeiros meses, o que indica que ainda há um longo caminho a percorrer para a recuperação plena do setor automotivo.