Confiança empresarial no Brasil apresenta queda em abril, apesar de avanço em médias móveis trimestrais

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta terça-feira, 2, que o Índice de Confiança Empresarial (ICE) registrou queda de 0,3 ponto em abril em relação a março, ficando em 91,1 pontos. Apesar disso, em médias móveis trimestrais, o indicador teve um avanço de 0,9 ponto.

O ICE é calculado com base nas sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção, considerando os pesos proporcionais à participação de cada setor na economia. Esse cálculo é baseado em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem como objetivo possibilitar uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.

A confiança dos serviços teve uma elevação de 0,7 ponto, atingindo 92,4 pontos, enquanto a do comércio registrou uma queda de 3,3 pontos, ficando em 83,6 pontos. A indústria apresentou um aumento de 0,1 ponto, alcançando 94,5 pontos, enquanto a construção teve um avanço de 1,0 ponto, chegando a 95,4 pontos. É importante destacar que em abril, a confiança empresarial cresceu em 53% dos 49 segmentos integrantes do ICE.