Indicador antecedente de emprego tem queda em abril, aponta FGV

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) registrou queda de 1,4 ponto em abril, em comparação com março, atingindo 75,0 pontos. No entanto, em médias móveis trimestrais, o IAEmp apresentou um aumento de 0,4 ponto.

Esse indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, com o objetivo de antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil. Quanto maior o patamar, mais satisfatório é o resultado, já que sugere expectativa de geração de vagas adiante.

Em abril, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os piores desempenhos foram registrados nos itens Tendência dos Negócios da Indústria, com uma contribuição de -1,0 ponto, Situação Atual dos Negócios da Indústria, com -0,4 ponto, e Situação Atual dos Negócios de Serviços, com -0,3 ponto. Por outro lado, os componentes que contribuíram positivamente foram Emprego Previsto de Serviços, com +0,2 ponto, e Tendência dos Negócios de Serviços, com +0,2 ponto.