Atividade de serviços no Brasil atinge pico em nove meses, aponta pesquisa PMI

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

De acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgado nesta quinta-feira pela S&P Global, a atividade de serviços no Brasil cresceu em abril e atingiu seu pico em nove meses, impulsionada pela melhora na demanda.

O PMI do setor de serviços subiu para 54,5 em abril, em comparação com 51,8 em março, registrando o segundo mês seguido acima do nível de 50 que separa o crescimento da contração. Esse resultado representa a maior alta desde julho de 2022, com destaque para a melhoria das condições de demanda, renovação de contratos e sucesso em publicidade. Como resultado, houve um aumento nas novas encomendas pelo segundo mês consecutivo, no ritmo mais intenso desde outubro de 2022.

O emprego também aumentou, à taxa mais elevada em seis meses, indicando que as posições abertas foram preenchidas. No entanto, o setor de serviços brasileiro enfrentou pressões de preços historicamente elevadas em abril, devido aos custos de energia, alimentos, combustível, material de construção, transporte, água e negociações salariais com sindicatos.

Enquanto isso, a indústria brasileira enfrentou uma redução na produção e uma contração mais intensa na entrada de novos negócios, levantando um sinal de alerta. O PMI Composto subiu para 51,8 em abril, em comparação com 50,7 em março, impulsionado pelo desempenho positivo da atividade de serviços no país.