IPC-S desacelera em abril, mas acumula alta de 3,44% em 12 meses, aponta FGV

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou para 0,50% em abril, após registrar alta de 0,74% em março. Na terceira quadrissemana de abril, o índice havia registrado alta de 0,43%. No acumulado de 12 meses, o IPC-S apresentou variação positiva de 3,44% em abril, ante 3,37% na terceira quadrissemana e 4,04% em março.

O resultado ficou acima do teto das estimativas da pesquisa Projeções Broadcast, que era de 0,41%, enquanto o piso era de 0,35% e a mediana, 0,40%. Entre as oito classes de despesas que compõem o índice, seis apresentaram aceleração no período, destacando-se o grupo Saúde e Cuidados Pessoais, impulsionado por artigos de higiene e cuidado pessoal.

Também houve aumento nos grupos Alimentação, Educação, Leitura e Recreação, Comunicação, Vestuário e Despesas Diversas, influenciados por itens como hortaliças e legumes, passagem aérea, tarifa de telefone móvel, calçados masculinos e tarifa postal. Em contrapartida, a FGV registrou decréscimo nos grupos Transportes e Habitação, influenciados pela queda nos preços da gasolina e tarifa de eletricidade residencial