Brasil regride para a 15ª posição no ranking da indústria global

Foto: Freepik

O Brasil foi superado pela Turquia e recuou mais uma posição no ranking da indústria de transformação global. Atualmente, o País se encontra na 15ª colocação entre os maiores produtores do mundo. A indústria brasileira, que até o começo da última década era responsável por 2% da produção mundial, viu essa participação encolher para 1,28%, de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (14), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base em estatísticas, relativas ao ano passado, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para a CNI, o ranking reflete a perda de competitividade do País. A pesquisa divulgada nesta sexta renova a participação mais fraca do Brasil na produção global em toda a série histórica, iniciada em 1990.

Liderando o ranking, a China, cuja indústria corresponde a 30,45% do total produzido no mundo, alargou levemente a frente aos Estados Unidos (16,76%) em meio ao contexto de retomada dos países em relação a pandemia.

De acordo com a projeção da CNI, a participação de produtos brasileiros nas exportações mundiais da indústria avançou de 0,77% para 0,81% no último ano. Mesmo assim, o Brasil continua inferior ao patamar pré-pandemia (0,84% em 2019) e deve ser ultrapassado pela Indonésia, retraindo mais uma posição.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]