Aluguel residencial acumula aumento de 6,2% nos últimos 12 meses

Foto: @mindandi/Freepik

Os aluguéis residenciais aumentaram em 0,81% em março, após terem avançado 2,92% em fevereiro. Os dados são do Ivar (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais), divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

No acumulado de 12 meses, o índice registrou crescimento de 6,24%, variação mais elevada na série histórica que teve início em janeiro de 2019.

A razão da criação do Ivar foi medir a evolução mensal dos preços de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no país, com informações adquiridas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários com a intermediação de empresas administradoras de imóveis. Até então, a FGV reunia os dados dos anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.

Em relação aos resultados das quatro capitais que englobam o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de crescimento de 2,38% em fevereiro para uma alta de 1,30% em março. No Rio de Janeiro, o índice foi do avanço de 2,55% para crescimento de 1,44% no período; em Belo Horizonte, de aceleração de 3,80% para aumento de 2,32%; e em Porto Alegre, no sentido contrário, de progressão de 3,61% para retração de 1,25%.

Já no em 12 meses, os aluguéis acumularam aceleração de 4,09% em São Paulo; de 4,98% em Porto Alegre; de 14,11% em Belo Horizonte; e de 7,27% no Rio de Janeiro.

Um dado importante de ressaltar é que, recentemente, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP) divulgou que o aluguel de imóvel em área nobre avançou, e a locação aumentou 19,99%, porém a venda caiu 16,89% no estado de SP na comparação com dezembro do ano passado.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.