Setor de serviços sobe 1,1% em julho

Foto: Freepik

O volume do setor de serviços do Brasil expandiu mais do que o projetado por analistas em julho. O setor aumentou 1,1% em julho frente a junho, na série com ajuste sazonal, e teve elevação de 6,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Este é o terceiro mês consecutivo de alta sobre o mês anterior, apontaram os números da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13).

As estimativas em pesquisa da Reuters eram de aceleração de 0,5% na comparação mensal e de 5,8% na base anual.

De acordo com o IBGE, os que mais se destacaram no mês foram os setores de transportes, com elevação de 2,3% sobre junho, e de informação e comunicação, que subiu 1,1%. Os serviços prestados às famílias cresceram 0,6%.

Os dois outros grupos apurados, outros serviços e serviços profissionais, administrativos e complementares, encolheram 4,2% e 1,1%, respectivamente.

Com o resultado de julho, o setor de serviços está 8,9% superior ao patamar pré-pandemia e 1,8% inferior ao seu nível histórico mais elevado, registrado em novembro de 2014, disse o IBGE.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]