PIX se torna o meio de pagamento mais utilizado em 2022 com 24 bilhões de transações, diz Febraban

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

O sistema de pagamentos instantâneos PIX, criado pelo Banco Central em novembro de 2020, se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em 2022, segundo dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta segunda-feira (29).

De acordo com a Febraban, foram realizadas 24 bilhões de transações pelo PIX em 2022, representando um aumento de 87% em relação ao ano anterior. O valor total movimentado pelo sistema foi de R$ 2,7 trilhões, o que representa um aumento de 97% em relação a 2021.

O PIX tem sido uma alternativa cada vez mais popular para os brasileiros em suas transações diárias. Com a facilidade e agilidade oferecidas pelo sistema, o número de pessoas que utilizam o PIX para pagar suas contas ou realizar transferências tem crescido significativamente.

Além disso, a pandemia da COVID-19 contribuiu para o aumento do uso do PIX, já que as medidas de distanciamento social incentivaram a utilização de meios eletrônicos de pagamento em detrimento do dinheiro em espécie.