Meta, do Facebook, vende projeto da criptomoeda Diem

Foto: giggsy25/freepik

O projeto da criptomoeda criada pela Meta, empresa dona do Facebook, foi vendido para uma fintech americana após uma sucessão de impasses no decorrer de dois anos. A Silvergate Capital comprou a propriedade intelectual e outros ativos da associação em torno da Diem (nome que recebeu a moeda digital).

Os números da compra não foram divulgados oficialmente, porém a agência de notícias Bloomberg estima que os valores envolvidos giram entorno de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão, na cotação atual).

A aquisição da Diem por outra companhia finaliza uma série de barreiras e fracassos enfrentados pelo projeto desde o seu início.

A Meta criou inclusive a carteira digital Calibra, que teria a função de realizar transações com a criptomoeda, originalmente chamada Libra. A empresa buscou também parcerias com outras companhias para criar uma associação que tomaria as decisões que envolvessem o ativo digital.

As autoridades reagiram com um certo receio e desconfiança em relação ao ativo, principalmente por medo de que a iniciativa de uma empresa tão grande como o Facebook pudesse afetar o sistema financeiro global. Logo após seu anuncio, alguns parceiros da companhia romperam contrato.

Nos últimos meses de 2020, a Libra foi renomeada como Diem com a intenção de distanciar sua imagem da do Facebook. Seguindo o mesmo caminho, a carteira digital denominada Calibra teve seu nome trocado para Novi, ainda sob a administração da Meta. Ela foi inaugurada oficialmente em outubro de do ano passado, somente usando o pax dollar (USDP), uma criptomoeda considerada estável.

Em um comunicado à imprensa, a Silvergate Capital informou que está comprando as ferramentas de desenvolvimento, implantação e de operações da Diem, bem como as ferramentas “para executar uma rede de pagamento baseada em blockchain” para remessas e outros aplicativos.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.