Confiança do Comércio retrai 0,2 ponto em março

Foto: Rawpixel.com/Freepik

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) recuou 0,2 ponto de fevereiro para março, para 86,8 pontos, divulgou nesta quarta-feira (30) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em relação as médias móveis trimestrais, o indicador cresceu 0,5 ponto, a primeira elevação após seis meses de regressões.

No terceiro mês deste ano, ocorreu piora na confiança em quatro dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) aumentou 9,5 pontos, para 87,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) encolheu 10,0 pontos, para 86,4 pontos.

“Depois da alta no mês passado, a confiança do comércio ficou relativamente estável na passagem para março. Essa estabilidade foi resultado da combinação da expressiva alta do índice que mede o volume de demanda no momento presente e da intensa queda das expectativas em relação aos próximos meses”, disse Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Segundo Tobler, nas duas vias é necessário ter cautela, dado que o aumento do indicador que mede a situação atual retoma apenas 31% das quedas acumuladas nos sete meses anteriores. E, pelo lado das expectativas, indica o coordenador, a retração mais forte pode ter sido puxada pelo crescimento da incerteza ao longo do mês, em especifico aquelas relacionadas aos desdobramentos do conflito no leste europeu.

“O patamar da confiança continua baixo e ainda não é possível imaginar uma recuperação mais consistente nos próximos meses, dado o cenário macroeconômico negativo e a provável manutenção de níveis elevados de incerteza”, concluiu o especialista.

A Sondagem do Comércio de março reuniu informações de 771 empresas entre os dias 3 e 28 do mês.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.