Faturamento e horas trabalhadas na indústria avançam no mês de agosto

Foto: Freepik

A pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), externada nesta terça-feira (4), aponta que o faturamento do setor em agosto frente ao último mês registrou aceleração de 0,2%. Essa foi a quarta expansão mensal seguida. Além disso, o número de horas trabalhadas avançou 3,5% entre julho e agosto.

Em relação ao faturamento anual, é observada uma trajetória de elevação desde novembro do ano passado. Na comparação com agosto do último ano, o crescimento foi de 7,5%.

Entretanto, após três elevações seguidas, o emprego industrial registrou queda de 0,1% em agosto frente a julho. De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a alteração ainda não aponta o início de uma tendência de retração.

O rendimento médio real dos trabalhadores registrou um sinal negativo e apontou recuo de 0,6% em agosto deste ano, comparando com julho. A retração veio após dois meses de altas seguidas, período no qual o rendimento médio acumulou avanço de 2,4%. Mesmo com a contração no mês, o rendimento apresenta aceleração de 4,0% na comparação com agosto do último ano.

Os Indicadores Industriais medem que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) encolheu 0,3 ponto percentual em agosto deste ano, na comparação com julho, para 79,9%. É a quinta regressão seguida da UCI, que desde março do ano passado vinha superior aos 80%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]