Como encontrar empresas com alto retorno na Bolsa de Valores

Foto: Freepik

Por Fabio Sobreira

Em nosso último artigo, falamos sobre o Poder de Lucro, que é o poder de pagar dividendos que uma empresa tem, sendo também considerado como a Taxa de lucratividade, ou o retorno sobre o valor investido por qualquer pessoa que compre uma ação na Bolsa de Valores.

Este indicador pode ser mensurado simplesmente invertendo-se o famoso Preço sobre o Lucro (P/L) para (L/P), dividindo agora o Lucro pelo Preço, e trazendo assim um indicador que nos permite facilmente uma comparação com quaisquer outros investimentos existentes no mercado.

Como exemplo, podemos pegar a Odontoprev, empresa do setor de Saúde que tem hoje uma relação de P/L de aproximadamente 13,03, dependendo do dia e hora no qual você está lendo este artigo, já que o preço da ação varia constantemente.

Mas se pegarmos o seu Lucro por Ação (LPA), que está em 0,76, e dividirmos pela sua cotação atual de 9,90, teremos um Poder de Lucro de 7,68%. Se pensarmos neste número, podemos então dizer que esta empresa seria hoje um investimento com retorno menor do que a SELIC, que paga 12,75% ao ano.

De fato, para um acionista que está considerando apenas o Lucro e o Preço da ação hoje, esta empresa provavelmente não valeria à pena, pela relação risco e retorno, já que temos no mercado a renda fixa nos trazendo um retorno maior do que uma ação, cujo risco de mercado é muito maior.

Mas se pensarmos pelo lado da empresa, esta, na verdade, está entregando um retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) de 35,65%, que é muito bom, e não apenas de 7,68%. Por que então o Poder de lucro está 4,64 vezes menor do que o ROE?

Esta diferença existe pelo fato de que o investidor de Bolsa está comprando estas ações por 9,90 enquanto o Valor Patrimonial por Ação (VPA) da mesma é de apenas 2,14. Ou seja, esta empresa está valendo no mercado 4,64 vezes a mais do que o seu Patrimônio Líquido (PL).

Isto significa que há um “ágio” cobrado pelo mercado, o qual faz os investidores de Bolsa receberem 4,64 vezes menos do que os investidores que compraram a ação pelo seu valor patrimonial, que vamos chamar aqui de “sócios fundadores”.

Poderíamos dizer então que esta empresa está cara, por estar sendo vendida por 4,64 vezes o seu PL, mas a verdade é que ela está cara por causa da relação entre o seu ROE dividido por este P/VPA, que está nos trazendo o retorno de “apenas” 7,68% para os acionistas de Bolsa.

Mas se pegarmos como exemplo a Suzano, empresa do setor de Materiais Básicos, veremos que ela tem um P/VPA ainda maior, 5,46, mas consegue entregar um Poder de Lucro surpreendente de 19,46%. Como isso é possível?

Isto é possível porque, apesar de o ágio da Suzano ser ainda maior que o da Odontoprev, a empresa está entregando um retorno para os sócios fundadores de 105,77%, que é tão grande que, quando dividido pelos 5,46 do P/VPA, ainda sobra para o investidor de bolsa um Retorno de 19,46%.

Podemos dizer então que, neste momento, a Suzano tem sido uma empresa tão eficiente em gerar lucro que, mesmo estando “cara”, consegue ter um retorno excelente até para o acionista minoritário. E isso se deve ao seu elevado ROE.

É claro que precisamos analisar o motivo do ROE da empresa estar tão alto, como o ciclo das commodities vendidas por ela, mas fato é que, analisando tradicionalmente apenas os últimos 12 meses, o que eu particularmente acho perigoso para empresas cíclicas como a Suzano, poderíamos dizer que hoje ela é um melhor investimento que a Odontoprev, pelos critérios aqui apresentados.

Apesar disto, apesar de eu concordar que olhar para o ROE e para o Poder de Lucro seja mais importante do que simplesmente dizer que uma empresa está cara por causa da sua relação P/VPA, outros fatores também precisarão entrar na conta, como a constância de seus lucros e seu poder de crescimento futuro.

Lembre-se sempre que escolhemos empresas por sua capacidade de ser lucrativa e de gerar caixa no futuro, e não no passado, e é exatamente sobre isto que falaremos em nosso próximo artigo.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.