Foto: CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa/Flickr

Os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabeleceram na vigésima sexta reunião do bloco, sediada em Luanda, capital da Angola, um tratado que deve facilitar a concessão de vistos e também a circulação de cidadãos do grupo entre os Estados-Membros. Segundo o ministério das Relações Exteriores brasileiro, o acordo deve facilitar o “adensamento progressivo da mobilidade no espaço da CPLP”, que abrange cerca de  270 milhões de pessoas.

De acordo com informações do Itamaraty, os representantes dos nove países do bloco discutiram a necessidade de intensificar os fluxos econômicos e comerciais internos, além de transferir a presidência do grupo à Angola pelos próximos dois anos.

O grupo conta também com uma Confederação Empresarial que representa mais de três milhões de empresas distribuídas por quatro continentes e sete comunidades econômicas (União Europeia, Mercado Comum do Sul, Zona de Comércio Livre Continental Africana, Associação de Nações do Sudeste Asiático, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Comunidade Econômica dos Estados da África Central e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral).

Fundada em 1996 com base no idioma comum, a CPLP reúne, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. No último ano, esses países receberam mais de US$ 2 bilhões em exportações brasileiras. Além disso, a corrente de comércio de todo o bloco está em torno de US$ 13 bilhões. Em conjunto, a CPLP representa a quarta maior produção mundial de petróleo.

Contato: [email protected]