Vendas no comércio varejista caem 0,1% em outubro

Foto: topntp26/Freepik

No mês de outubro as vendas no comércio varejista encolheram 0,1%. A sensível queda no período demonstra estabilidade, mas corresponde ao terceiro mês consecutivo de perdas do segmento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8), na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor agora está 6,4% inferior ao recorde, registrado em outubro do ano passado. O setor acumula aumento de 2,6%, tanto em 12 meses quanto no ano, aponta a pesquisa.

Cinco das oito atividades investigadas pela pesquisa demonstraram resultados negativos. Entre as variações mais impactantes estão setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,3%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

Na contramão dos setores em queda, tecidos, vestuário e calçados (+0,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (+1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+5,6%) subiram no período.

Frente ao mesmo período do último ano, as vendas do comércio varejista caíram 7,1%, sendo a terceira retração consecutiva do indicador na comparação anual.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.