Vendas de veículos novos avançam 27,1% em maio

Foto: Freepik

Com o melhor número do ano, as vendas de veículos novos no País cresceram 27,1% abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (2) pela Fenabrave.

Com o ritmo próximo ao de maio do ano passado – ligeira retração de 0,8% –, a associação considerou o resultado do último mês surpreendente, ainda que no acumulado desde o primeiro dia do ano as vendas registrem encolhimento de 17%, com 739,9 mil unidades licenciadas nos cinco primeiros meses.

Na abertura do balanço por segmento, as vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, cresceram 28,2% na passagem de abril para maio, acumulando 174,8 mil unidades no último mês.

A grande expansão aconteceu devido ao calendário com três dias a mais de venda – já que abril teve feriados em dias úteis –, mas também ocorreu porque houve uma melhora no volume diário do mercado.

Ainda que a produção das montadoras siga afetada pela volatilidade no abastecimento de componentes eletrônicos, as vendas arrefecidas nos meses passados permitiram ao setor entrar em maio com o maior ritmo de veículos em estoque em um ano e meio.

Com menos produtos em escassez, foi mais fácil atender melhor a demanda de clientes frotistas, como as locadoras. As vendas diretas – canal pelo qual as montadoras atendem a esse público – registraram 44,9% do total de carros de passeio vendidos em maio, o maior porcentual observado em um mês de 2022.

A Fiat é a marca com o maior número em carros vendidos, com das 22,2% vendas, considerando o total comercializado desde o começo do ano, incluindo, além dos automóveis de passeio, os utilitários leves, como picapes e vans. Logo depois, aparecem General Motors (14,1%), Toyota e Hyundai – as duas últimas com 10,8% do mercado.

As vendas de caminhões, de 10,3 mil unidades no último mês, cresceram 10,1% em maio ante abril, porém mostraram retração de 9,1% no comparativo interanual. Já no mercado de ônibus, ocorreu aceleração de 27,3% em comparação com abril e de 2,1% em relação a igual período do último ano, acumulando 1,9 mil unidades no mês passado.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.