Foto: xb100/Freepik

No terceiro trimestre deste ano, as vendas de imóveis recuaram 11,2% frente ao período anterior. É o que revelou o levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgado nesta semana.

Em comparação ao mesmo intervalo no ano de 2020, houve retração de 9,5%. Cerca de 59 mil unidades foram vendidas no total, sendo o menor número registrado desde o segundo trimestre do ano anterior.

O resultado é mais uma das consequências observadas pela redução no poder de compra das famílias, influenciado negativamente pelo impacto da inflação no custo da construção.

A CBIC projeta, inclusive, novas elevações no preço dos imóveis nos próximos trimestres. Para Samuel Durso, economista-chefe do Denarius, a atual desvalorização do câmbio tem sido um dos fatores a encarecer os principais produtos utilizados na construção civil. “Além da construção civil ter vários materiais provenientes de commodities, como o aço, cujo preço é definido pelo mercado internacional, alguns equipamentos são importados, o que eleva os custos do setor”, explica Durso.   

O programa Casa Verde e Amarela amargou uma forte queda, onde as vendas encolheram 15,3% no último trimestre em relação ao anterior e quase 20% em comparação ao mesmo período de 2020.

Contudo, o aumento no teto do valor de imóveis que podem ser financiados e a redução temporária de juros para o financiamento imobiliário até o fim de 2022 são fatores podem dar um gás no mercado e tornar o cenário melhor para o fim do ano. “Mesmo com a contínua elevação da Selic pelo Copom, a recente redução realizada pela Caixa nos juros de financiamentos deverá gerar fôlego para o setor”, pondera Durso.

O lançamento de unidades em geral, manteve sua narrativa de crescimento, com elevação de 7% no terceiro trimestre ante o último período. A oferta, que vinha deixando o setor receoso finalizou os últimos 3 meses com crescimento de 3,7%.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *