Setor de serviços acumula aceleração de 4,9% em cinco meses de avanços consecutivos

Foto: Freepik

A aceleração de 0,9% no ritmo de serviços prestados no País no mês de setembro contra agosto foi a quinta elevação seguida, acumulando um ganho de 4,9% no período, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (11).

Com o resultado de agosto, o setor funciona 11,8% superior ao patamar pré-pandemia, observado em fevereiro do ano retrasado.

Além disso, o segmento já opera no nível mais alto da série histórica iniciada em 2011, ultrapassando o recorde anterior, registrado em novembro de 2014.

As projeções em pesquisa da Reuters eram de alta de 0,3% na comparação mensal e de 8,1% na base anual.

Segundo a pesquisa, três das cinco atividades apuradas acompanharam a aceleração de 0,9% do ritmo de serviços no mês de setembro deste ano, frente ao mês passado. Entre os quem mais se destacaram, informação e comunicação registraram elevação de 2%, sendo o terceiro resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,1%. “Todos os grupamentos dentro dos serviços de informação e comunicação mostraram crescimento”, informou o gerente da pesquisa Rodrigo Lobo.

As outras altas foram nos serviços prestados às famílias com 1%, registrando o sétimo avanço consecutivo, fazendo um ganho acumulado de 11,7%; e em profissionais, administrativos e complementares de 0,2%, que apresentou um volume menor, com ganho agregado de 0,3% nos dois últimos meses.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]