Produção industrial oscila 0,3% em março e opera 2,1% aquém do patamar pré-pandemia

Foto: Freepik

A produção industrial apresentou oscilação positiva de 0,3% de fevereiro para março, após aumento de 0,7% no último mês. A indústria brasileira encerrou o mês de março operando 2,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020: somente nove das 26 atividades apuradas seguem atuando em nível mais alto ao pré-pandemia, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A atividade que mais impactou positivamente o indicador no mês de março foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias, com avanço de 6,9%. Já entre as 12 atividades em retração, a que mais influenciou veio de produtos alimentícios (-1,7%), que cancela quatro meses seguidos de aceleração, quando registrou expansão de 14,9%.

Em março de 2022, os níveis mais altos frente ao patamar de fevereiro de 2020 foram os observados pelas atividades de produtos de fumo (18,1%), máquinas e equipamentos (16,5%), outros produtos químicos (8,1%), minerais não metálicos (5,3%) e produtos de madeira (4,9%).

No sentido contrário, os segmentos mais aquém do patamar de pré-pandemia são móveis (-27,9%), artigos de vestuário e acessórios (-20,9%), produtos têxteis (-14,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-14,2%) e couro e calçados (-13,8%).

Entre as categorias de uso, a produção de bens de capital está 16,1% superior ao nível de fevereiro de 2020, e a fabricação de bens intermediários está 1,9% mais elevada em comparação ao período pré-covid. Os bens duráveis estão 23,1% inferiores ao período antes da pandemia, e os bens semiduráveis e não duráveis estão 8,5% longe do patamar de fevereiro de 2020.

“As categorias de uso que operam acima do pré-pandemia estão ainda muito abaixo dos seus pontos mais altos da série histórica”, disse André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.