Produção industrial cresce 0,6% em julho contra junho

Foto: Freepik

A produção industrial cresceu 0,6% em julho contra junho, na série com ajuste sazonal, externou na manhã desta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).

O resultado veio em linha com a mediana das projeções do mercado financeiro analisada pelo Projeções Broadcast. O intervalo das projeções ia de retração de 0,9% a elevação de 1,1%.

Sobre julho do ano passado, a produção encolheu 0,5%, também em linha com a mediana das projeções. Levando em consideração essa comparação, sem ajuste, as expectativas oscilavam de queda de 1,5% a avanço de 1,6%. No acumulado do ano, a indústria teve uma retração de 2,0%. Em 12 meses, a produção acumula contração de 3,0%.

A produção da indústria de bens de capital recuou 3,7% em julho ante junho. Frente a julho do último ano, o indicador regrediu 5,8%.  Em 12 meses, a produção acumula recuo de 3,0%.

Em relação aos bens de consumo, a produção apresentou elevação de 0,9% de junho para julho. Na comparação com julho do ano passado, ocorreu aceleração de 0,5%. No acumulado em 12 meses, a produção de bens de consumo contraiu 5,7%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção retraiu 7,8% em julho contra junho. Sobre julho de 2021, houve encolhimento de 0,8%. Em 12 meses, a produção retraiu 15,4%.

Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve aceleração de 1,6% na produção em julho contra junho. Na comparação com julho do ano anterior, a produção cresceu 0,8%. A taxa em 12 meses ficou no setor negativo em 3,2%.

Para os bens intermediários, o IBGE externou que a produção cresceu 2,2% em julho ante junho. Em relação a julho do último ano, houve equilíbrio (0,0%). No acumulado em 12 meses, os bens intermediários tiveram diminuição de 2,6%.

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria, apresentou elevação de 0,2% em julho.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]