Produção industrial avança 0,3% em outubro

Foto: Freepik

No mês de outubro, a produção industrial brasileira avançou 0,3% frente ao mês anterior, após dois meses de queda, mas a elevação foi centralizada em poucos ramos. No ano, o indicador ainda acumula contração e continua inferior ao nível pré-pandemia, revelaram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (2).

Levando em consideração a comparação com outubro do ano passado, a produção acelerou 1,7%. As projeções, em pesquisa da Reuters com economistas, eram de equilíbrio na oscilação mensal e de aumento de 1,6% na base anual.

As influências mais positivas no mês vieram de produtos alimentícios, cuja produção subiu 4,8%, retomando parte da perda acumulada nos últimos dois meses, e metalurgia, com elevação de 4,6%.

Entre as atividades em que a produção retraiu sobre o mês anterior, os que mais se destacaram foram veículos automotores, com queda de 6,7%, máquinas e equipamentos (-9,1%) e bebidas (-9,3%).

Em relação ao ano, a indústria acumula regressão de 0,8% e, em 12 meses, contração de 1,4%. O setor está 2,1% inferior ao patamar de fevereiro do ano retrasado, pré-pandemia, e 18,4% abaixo do patamar recorde marcado em maio de 2011.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]