Produção, emprego e utilização da capacidade instalada da indústria recuam em outubro

Foto: Freepik

A produção, o emprego e a utilização da capacidade instalada da indústria encolheram no mês de outubro, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, externada nesta sexta-feira (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Relacionado a esse cenário de contração, os estoques do setor industrial foram superiores ao estimado.

Segundo o levantamento, a produção industrial apresentou a segunda retração seguida em outubro, ficando em 48,5 pontos, número inferior a linha divisória de 50 pontos que divide o crescimento da regressão da produção industrial. Esse é primeiro reuo no indicador para um mês de outubro desde 2016, segundo a CNI. No mês de setembro, o índice foi de 49 pontos.

Outro dado negativo da pesquisa é o do emprego do setor, que registrou retração após avanço por cinco meses seguidos. O índice que calcula a evolução do emprego regrediu para 49,6 pontos, ante 51,4 pontos observados em setembro. Essa foi a primeira contração do emprego industrial para meses de outubro desde 2019.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também recuou um ponto porcentual, para 71%. Essa foi o segundo arrefecimento seguido do indicador, o que leva a UCI a acumular recuo de dois pontos porcentuais nos dois últimos meses.

Já o índice de evolução do nível de estoques teve aceleração para 51,5 pontos, contra 50,1 pontos vistos em setembro. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado também cresceu de 50,9 pontos em setembro para 52,4 pontos em outubro.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]