Produção e emprego na indústria sobem no mês de maio

Foto: Freepik

Segundo os dados da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de produção industrial foi de 53,6 pontos no mês de maio deste ano. Nessa pesquisa, o indicador oscila de 0 a 100 pontos, com uma linha divisória aos 50 pontos, onde valores acima apontam crescimento e abaixo, retração.

Em abril, o índice de produção apresentou 46,5 pontos. No total, 1,8 mil empresas, sendo 730 pequeno porte, foram entrevistadas.

O emprego industrial também registrou avanço, seguindo a aceleração da produção. Em maio deste ano, o índice de evolução do número de empregados atingiu 51 pontos, subindo 0,5 ponto frente a abril. O índice apresenta nova alta do emprego, maior e mais disseminado entre as empresas em maio.

Além disso, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria geral registrou 70% em maio, elevação de um ponto percentual frente a abril deste ano. Em relação a maio do ano passado, a UCI seguiu est. Ressalta-se, contudo, que a UCI de maio de 2022 e a de 2021 são as mais altas para o mês desde 2014, quando a UCI atingiu 71%.

O índice de expectativa de demanda para junho de 2022 apresentou 59,1 pontos, valor mais elevado desde setembro do último ano. Em relação ao mês anterior, a aceleração foi de 1,8 ponto. Esse indicador puxou diretamente o índice de expectativa de compras de matérias-primas e de número de empregados, que também cresceram entre um mês e outro.

O índice de intenção de investimento alcançou 56,4 pontos, o que corresponde a uma alta de 0,3 ponto na comparação com abril.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.