Produção e emprego industrial encolhem em janeiro, aponta CNI

Foto: Freepik

A produção e o emprego industrial encolheram no primeiro mês do ano, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, publicada nesta quinta-feira (16), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O índice que calcula a evolução da produção ficou 46,1 pontos, inferior a linha divisória dos 50 pontos.

Segundo a CNI, a queda da produção na passagem de dezembro para janeiro é um “comportamento usual para o mês”. A entidade aponta ainda que, embora tenha apresentado retração, o índice acelerou 3,3 pontos em janeiro, sinalizando que essa contração foi menos disseminada do que o observado em dezembro.

O emprego industrial também registrou recuo de dezembro de 2022 para janeiro de 2023, o que é considerado normal para essa época. O índice que mede a evolução do número de empregados foi de 47,8 pontos em janeiro, o que significa um arrefecimento de 0,9 pontos frente a dezembro de 2022. O indicador ficou abaixo da linha dos 50 pontos, “indicando que a percepção de queda do emprego industrial que marcou o último trimestre de 2022 se manteve no início de 2023”.

A Sondagem ainda apontou equilíbrio na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que seguiu em 67% em janeiro, o mesmo porcentual visto em dezembro do ano passado. “Após sete meses consecutivos em patamar igual ou superior a 70%, a UCI recuou em dezembro de 2022 e sinalizou acomodação em janeiro de 2023. Esses resultados indicam desaceleração após a indústria registrar atividade mais forte que o habitual em 2022”, relata a pesquisa.

Já o índice de utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual registrou 42,5 pontos em janeiro, uma leve aceleração de 0,3 ponto em relação a dezembro de 2022.

Redação: Victor Boscato