Produção de veículos registra retração de 5% no semestre

Foto: Freepik

A produção de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) apresentou retração de 5% no primeiro semestre deste ano frente à mesma época do ano passado. Foram montadas 1,149 milhão de unidades no período em 2021 ante 1,092 milhão em 2022, segundo os dados externados nesta sexta-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Levando em consideração a comparação com o mês de junho do ano passado, ocorreu aumento de 21,5% – foram 203 mil unidades neste ano contra 167 mil unidades no último ano.

No primeiro semestre 20 fábricas foram afetadas com paralisações, com 357 dias inativos (média de 18 dias por fábrica) e queda projetada de 170 mil veículos no Brasil. Agora, são cinco fábricas paradas.

A exportação tem tido uma grande importância para o setor, com expansão de 41% no semestre ante o ano passado (33 mil x 47 mil unidades).

A estimativa da Anfavea para a produção nacional de veículos é de elevação de 4,1% neste ano, com 2,340 milhões de unidades.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.