Produção de veículos cresce 43,9% em agosto ante mesmo período de 2021

Foto: Freepik

A produção das montadoras de veículos atingiu em agosto o maior ritmo em 21 meses, somando 238 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O número ultrapassa em 43,9% o total do mesmo mês de 2021. Frente a julho, a elevação foi de 8,7%, de acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (9) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

É a produção de veículos mais alta desde novembro do ano retrasado, quando 238,2 mil veículos foram montados no Brasil.

Com o resultado, as montadoras deixam de apresentar dados negativos e passam a mostrar aumento de 4,7% no acumulado desde o primeiro dia do ano, com 1,55 milhão de unidades montadas nos oito primeiros meses.

Em relação a soma de todas as categorias, 208,6 mil veículos foram vendidos no último mês, com avanço de 20,7% frente à quantidade registrada um ano antes e de 14,6% em relação a julho.

As exportações seguem crescendo, somando 46,8 mil veículos no último mês, 58,9% a mais do que em agosto do ano passado. Na margem – ou seja, de julho para agosto –, os embarques, que tem a Argentina como principal destino, aceleraram 11,7%. Nos oito primeiros meses do ano, as montadoras exportaram 335 mil veículos, o que reflete a um aumento de 32,2%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]