Produção de grãos em 2022/23 tende a ser de 310,6 milhões de toneladas

Foto: Freepik

A produção de grãos 2022/23 do Brasil tende a ser de 310,6 milhões de toneladas, 38,2 milhões de toneladas a mais do que 2021/22 e praticamente equilibrado (0,1%) contra o levantamento de janeiro, segundo a informação externada nesta quarta-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“O início da colheita de milho e soja no Rio Grande do Sul confirma as previsões de queda de produtividade acentuada devido às baixas precipitações ocorridas durante o ciclo da cultura no Estado. Por outro lado, o desempenho das lavouras no Centro-Oeste foi beneficiado pelo clima favorável”, relatou a estatal em nota sobre o 5º levantamento de safra. “Em Mato Grosso as produtividades obtidas para a soja, por exemplo, têm sido superiores às previstas”, disse na nota o presidente da companhia, Guilherme Ribeiro.

“Mato Grosso lidera o avanço, com 25,6% de sua área colhida. No entanto, as chuvas volumosas registradas causaram atrasos nos trabalhos de colheita se comparados com a última safra, que na mesma época contava índice de 42,1%. Além do intenso volume das precipitações em importantes áreas produtoras, há registro de alongamento do ciclo da cultura em virtude de ondas de frio”, afirma a superintendente de Informações da Agropecuária da estatal, Candice Romero Santos.

Redação: Victor Boscato