Procura de crédito por empresas finaliza 2021 com alta histórica em ano de incerteza

Foto: Freepik

Foram divulgadas, nesta semana, informações sobre a busca por crédito no Brasil. O levantamento aponta que o ano de 2021 registrou a maior elevação na série histórica do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, com largada em 2008. O índice apresentou crescimento de 20,6% no acumulado anual do ano passado, frente a 2020.

Um fator que influenciou fortemente o avanço foi o encerramento em alta de 21,1% dos micros e pequenos negócios. Logo na sequência, estão as grandes empresas, que ajudaram com 7,4% e os empreendedores de médio porte com 7,0%.

Serviços, na checagem por setores, foi o que mais demandou crédito ao longo dos 12 meses analisados (24,9%). O segmento do Comércio também registrou maior busca por crédito no período, alcançando a marca de 17,1%, bem como a fatia representada pela Indústria, que cresceu 15,5%.

Já em relação a análise por região, diversas partes do Brasil também registraram elevação. Tais movimentações são reflexo da instabilidade econômica constante no país. Na região Sul, a procura subiu 25,1%, logo na sequência vem o Nordeste, com alta de 20,9%. O Sudeste, por sua vez, teve aumento de 19,2%, o Norte de 19,0% e o Centro-Oeste de 18,0%.

O aumento na busca por crédito no ano passado acontece em meio ao cenário bastante instável da economia brasileira, com o empresário realizando fortes esforços para seguir as atividades apesar dos impactos da pandemia. Além disso, no começo do ano, a oferta de crédito a taxas mais baixas antes dos contínuos aumentos da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom), tornava mais atrativa a busca por empréstimos.

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.