Pesquisa aponta que 6 em cada 10 empreendedores estão otimistas com o futuro da empresa

Foto: Freepik

Sobre o futuro da empresa, seis em cada dez empreendedores estão confiantes com o que vem pela frente, mostra a 14ª Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com mais de 13 mil donos de pequenos negócios no Brasil.

No entanto, existem variáveis de confiança dentro dessa parcela otimista: 24% dos entrevistados estão conformados com a crise, 19% se sentem aliviados e mantêm esperanças para o futuro e só 16% se sentem animados para os próximos meses.

Os que estão mais otimistas são os empreendedores dos setores de indústria de base de tecnologia e do agronegócio, por conta da demanda contínua de seus serviços e produtos.

Mesmo sendo predominante, o otimismo recuou levemente desde o final do ano passado. Os donos de negócio que estão preocupados com o futuro totalizam 41% dos entrevistados. No fim do último ano, eles representavam 39%.

Os mais aflitos são os empresários das áreas de serviço de alimentação (50%), comércio varejista da moda (47%) e logística e transporte (45%). Esses segmentos são os que mais foram influenciados pelo avanço da energia e dos combustíveis, principalmente o setor de logística.

Atualmente a maior preocupação passou a ser o crescimento dos custos e a escassez de clientes.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]org