Pequenos negócios geram maior parte dos empregos no Brasil em 2022

Foto: Freepik

Segundo a última pesquisa do Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil já registra um saldo de 700 mil empregos formais neste ano. A principal categoria geradora de vagas consiste em pequenos negócios, conforme apontam os dados Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

No total, as micro e pequenas empresas (MPE) contrataram, de janeiro a abril, 585,56 mil pessoas, o que corresponde a 76% do saldo total de empregos do país. As MPE geraram 470,52 mil vagas a mais que as médias e grandes empresas nos quatro primeiros meses deste ano.

Analisando separadamente o mês de abril (último dado disponível) a proporção foi ainda maior. Os negócios de pequeno porte foram o agente de criação de 84% dos trabalhos, com 166,8 mil de um total de 196,9 mil postos de empregos gerados no período. 

Somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na geração de novos empregos em todos os setores da economia. 

Ainda nas categorias geradoras de emprego, conforme apontaram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na divulgação do PIB (Produto Interno Bruto), o setor de serviços foi o que mais forneceu empregos. Dentro dele, foram geradas 93,4 mil vagas pelas MPE, de um total de 117 mil postos.

O segundo setor que conduziu a geração de postos de trabalho no mês de setembro foi o comércio, com 28,42 mil vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 29,26 mil. Na sequência em terceiro lugar, vem a indústria, com 25,26 mil empregos gerados, ante uma soma de 26,37 mil.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.