O caminho da sustentabilidade é democrático

Foto: Freepik

Por Felipe Bismarchi

Há algumas semanas foi lançada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo uma carta em defesa da democracia brasileira que já conta com mais de 600 mil assinaturas – além de milhares de tentativa de ataque hacker ao sistema – entre personalidades, organizações e cidadãos preocupados com os rumos do nosso país e em defesa incondicional à forma de política que conquistamos novamente há pouco mais de 30 anos. Você pode ler e assinar no endereço: Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito! (usp.br).

Quando discutimos Sustentabilidade, seja o paradigma que quiser seguir, como vimos em postagens anteriores, é inegociável que a condição de adesão a novos modelos de produção e consumo se dê de forma livre, por consciência de preferência das pessoas e não pelo cerceamento ou imposição. A possibilidade de manifestar diferentes maneiras de existir e de responder aos problemas da vida (e até mesmo definir o que é ou não um problema) é o que gera diversidade que, por sua vez, gera resiliência, capacidade de responder a choques sem desestabilizar completamente um sistema e conseguir se recompor depois. A pluralidade, a nossa diversidade nos torna melhores em responder aos desafios. E é, dentre as possibilidades de arranjos políticos conhecidos, somente a democracia que assegura a existência pacífica e harmoniosa entre diferentes.

É impossível falarmos de sustentabilidade, da perenidade de nossa espécie neste planeta, sem pensarmos na relevância de assegurarmos proteção aos diferentes humanos e suas manifestações no mundo e sermos intransigentes, aí é o paradoxo da tolerância, com modelos, discursos, atos ou tentativas de ameaçar este arranjo democrático. Há umas semanas vi este vídeo curto do Meio https://youtu.be/N21_id-PVL0 que destaca a importância de explicitarmos a relevância da democracia em nossas perspectivas de investimento e negócios, seja no G da governança seja no S da moral e dos valores que manifestamos enquanto parte de uma sociedade! Reflita, avalie sua posição em relação à democracia e manifeste-a incondicionalmente!

Contato: [email protected]