Monitor do PIB: Economia cresceu 0,1% em novembro

Foto: Freepik

A economia brasileira acelerou 0,1% em novembro frente a outubro, considerando-se dados com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) em seu Monitor do PIB, divulgado na última terça-feira (17).

Levando em conta a comparação interanual, a expansão da economia em novembro foi de 2,0%. Na análise trimestral interanual, a economia avançou 2,6% no trimestre móvel findo em novembro.

“O crescimento de 0,1% da economia em novembro é explicado pelo desempenho positivo da agropecuária e da indústria. O setor de serviços, por sua vez, que tem mostrado tendência de desaceleração desde o segundo semestre, apresentou retração em novembro, após seis meses consecutivos de taxas positivas. É importante destacar o desempenho deste setor, pois ele tem sido responsável por cerca de 80% do crescimento do PIB de 2022. Os juros elevados combinado com o alto índice de endividamento das famílias contribuíram para essa desaceleração dos serviços”, disse Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, em comentário no relatório.

O consumo de serviços continua sendo o principal responsável por essa alta, mesmo que em nível mais baixo do que o visto antes. Esse arrefecimento do ritmo de expensão foi registrado em todos os componentes do consumo, embora só o consumo de produtos semiduráveis tenha, de fato, caído no trimestre (-9,6%).

Redação: Victor Boscato