Monitor do PIB apurado pela FGV sinaliza retração de 0,4% em setembro contra agosto

Foto: Freepik

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou uma queda de 0,4% em setembro contra agosto, de acordo com o Monitor do PIB, externado nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Frente a setembro do último ano, a atividade econômica apresentou alta de 2,3% em setembro de deste ano.

No terceiro trimestre, o Monitor do PIB sinaliza expansão de 0,4% na atividade econômica em relação ao segundo trimestre de 2022. Frente ao terceiro trimestre do ano passado, ocorreu uma alta de 3,2%.

“O crescimento de 0,4% do PIB no terceiro trimestre reflete o desempenho positivo das três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços) e de todos os componentes da demanda. Apesar desse desempenho positivo, o resultado do terceiro trimestre mostra perda de força da economia, por apresentar taxa de crescimento menor do que as observadas no primeiro e no segundo trimestre do ano. Observa-se que o recuo registrado em setembro é o segundo consecutivo da atividade econômica e sinaliza dificuldade de a economia manter o ritmo de crescimento registrado no início do ano. Não é surpresa que os juros em patamares elevados tenham se refletido em dificuldade para a economia no segundo semestre. Graças aos estímulos fiscais que ocorreram na economia ao longo do ano, o início do enfraquecimento econômico de certa forma demorou a chegar”, disse Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]