Lula afirma que Selic de 13,75% é irresponsabilidade e que BC não tem compromisso com emprego

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira(21) a decisão do Banco Central (BC) de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 13,75%, afirmando que tal medida é “irresponsabilidade” e que a instituição não tem compromisso com a geração de empregos no país.

“Vou continuar batendo na tecla da redução dos juros porque sei o que é importante para o Brasil”, disse Lula em discurso. “A Selic a 13,75% é uma irresponsabilidade. Precisamos pensar em gerar empregos, em desenvolver a economia, em tirar as pessoas da miséria”.

A Selic, que é a taxa de juros básica da economia brasileira, foi elevada pelo Banco Central em 1 ponto percentual na última semana, em uma tentativa de conter a alta da inflação. No entanto, segundo Lula, essa medida terá efeitos negativos sobre a economia, como a diminuição do consumo e o aumento do desemprego.

Para o Presidente, o Banco Central deveria estar mais preocupado com a geração de empregos e o crescimento econômico do país, em vez de apenas olhar para a inflação. Ele ainda afirmou que a política econômica do governo atual está “levando o Brasil ao caos”.