Inflação tem terceira retração em setembro, de 0,29%, influenciada por combustíveis

Foto: Freepik

O mês de setembro apresentou uma deflação de 0,29%, a terceira seguida, de acordo com os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o índice de inflação oficial do país acumula elevação de 4,09%, e nos últimos 12 meses, de 7,17%.

Outra vez, a retração no preço dos combustíveis voltou a influenciar o índice para o patamar de deflação — quando é observado uma queda média nos preços dos produtos e serviços apurados pelo IBGE.

Ocorreu arrefecimento frente ao último mês, quando o índice ficou em -0,36%. O IBGE sinalizou que é a menor oscilação para um mês de setembro desde o início da série histórica, em 1980.

Mesmo com o esfriamento da inflação no ano, no acumulado em 12 meses o IPCA ainda continua superior à meta estabelecida, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos — ou seja, oscilando entre 2% e 5%.

 O grupo dos transportes apresentou encolhimento de -1,98%, arrefecimento inferior ao mês anterior, de -3,37%. Gasolina: – 8,83% Etanol: -12,43% Óleo diesel: -4,57% Gás veicular: -0,23%.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]