Indústria publicitária brasileira movimenta R$ 7,4 bilhões e registra crescimento significativo de 72%

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

No último ano, a indústria da publicidade no Brasil registrou um crescimento significativo de 72%, movimentando um total de R$ 7,4 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que representa o mercado publicitário brasileiro.

Esse resultado representa uma retomada para o setor, que havia sofrido quedas nos anos anteriores em função da crise econômica e do cenário político conturbado do país. A alta também reflete a maior presença das empresas na internet, onde a publicidade digital tem se destacado cada vez mais.

De acordo com o presidente do Cenp, Caio Barsotti, a publicidade digital é a que mais tem crescido, com um aumento de 109,7% em relação ao ano anterior. Os investimentos em publicidade em redes sociais, por exemplo, tiveram um aumento de 150%, enquanto os anúncios em vídeos online cresceram 123%.

Outro ponto importante é o crescimento da publicidade em plataformas de e-commerce. Segundo o Cenp, houve um aumento de 75,7% nos investimentos em publicidade nessas plataformas em relação a 2021.

Por outro lado, a publicidade em TV aberta apresentou uma queda de 10,6% em relação ao ano anterior, enquanto a publicidade em jornais e revistas caiu 22,2%. Ainda assim, a TV aberta continua sendo a mídia com maior investimento em publicidade, representando 48,6% do total.