Índice de confiança na indústria recua em empresas de todos os portes

Foto: Freepik

Redação: Victor Boscato

O mês de março apresentou uma queda na confiança nas indústrias de todos os portes. A retração foi mais elevada nas pequenas empresas, nas quais o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu 1,1 ponto, registrando 48,5 pontos. Com a contração, o índice ficou mais longe da linha divisória de 50 pontos, o que reflete a falta de confiança do empresário, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (22).

Segundo a pesquisa, entre médias e grandes empresas, o Icei encolheu 0,3 ponto. Para as médias empresas o índice bem perto da linha de 50 pontos, em 49,4 pontos. Já para as grandes, o indicador sinaliza confiança dos empresários, com 51,7 pontos.

Levando em consideração a divisão por regiões do Brasil, a confiança do setor industrial recuou em quatro das cinco delas no período. No Sudeste, o Icei regrediu 0,5 ponto, atingindo 49,8 pontos. O índice também caiu nas regiões Norte (-1,4 ponto), Nordeste (-1,2 ponto) e Centro-oeste (-1,1 ponto). Entretanto, em todas essas regiões, o Icei segue acima da linha divisória de 50 pontos.

No Sul do País, o Ice registrou aceleração de 0,9 ponto. O índice, no entanto, mesmo com a alta, continua no campo da falta de confiança, com 47,2 pontos.