Índice de Confiança Empresarial atinge maior patamar desde outubro

Foto: Freepik

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou avanço de 1,4 ponto de maio para junho, atingindo os 98,8 pontos, externou o Instituto de Economia Brasileira da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Este é o maior patamar desde outubro do ano passado, quando o indicador registrava 100,4 pontos.

Com esse resultado apresentado, o indicador demonstra um avanço acumulado de 7 pontos no segundo trimestre de deste ano, após encolher 8,2 pontos nos dois trimestres passados.

A confiança empresarial cresceu em 63% dos 49 segmentos integrantes do ICE no mês de junho, uma disseminação superior aos 61% do último mês.

A elevação da confiança empresarial foi refletida por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) cresceu 1,9 ponto, para 100 pontos, maior patamar desde agosto do ano passado (100,5 pontos). O Índice de Expectativas (IE-E) acelerou 1,6 ponto, para 99,7 pontos, maior patamar desde outubro do último ano (100,3 pontos.).

A confiança avançou em todos os setores que englobam o ICE, em junho, com ênfase para a melhora das avaliações sobre a situação presente. Somente no Setor de Serviços, a colaboração para a o crescimento foi mais expressiva pelo componente de expectativas futuras.

A maior elevação da confiança setorial no mês foi vista no Comércio, com grande melhora nas avaliações correntes. Apesar da progressão favorável em todos os setores, somente a confiança da Indústria atinge a faixa de neutralidade no fim do primeiro semestre do ano.

(Redação: Victor Boscato – Supervisionado por: Fernanda Zambianco)

Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.